O galego chave para os teus negócios no mundo

O dia 3 de outubro de 2012 é já um dia histórico para todos os galegos e galegas que achamos que o nosso idioma é o mesmo do que falam mais de 200 milhões de pessoas no mundo, fato de que devemos tirar o máximo aproveitamento, na vez de vivermos de costas entre nós.

A Direção Geral de Política Linguística do Governo Galego, junto com a Federação Galega de Parques Empresariais (FEGAPE), apresentaram no Centro Neural de Torneiros, no Porrinho, a campanha: “O galego chave para os teus negócios no mundo”. Uma campanha dirigida ao mundo empresarial galego com o objetivo de lhe fazer ver que a nossa língua, como dizia Castelão, é extensa e útil.

É a primeira vez que das instituições galegas é reconhecida de maneira oficial, e mediante uma campanha pública, o valor internacional do nosso idioma.

Intervieram Valentín García Gómez, secretário geral de política linguística; o secretário geral da FEGAPE, David Sobral; o alcaide do Porrinho, Nestor Santos; e o empresário viguês Alfonso Paz-Andrade. Este, na sua intervenção, animou os empresários galegos a utilizarem e valorarem o galego quanto às suas potencialidades internacionais. “Todas as línguas são importantes -disse- mas no nosso caso temos uma vantagem que não têm as demais, que é o valor internacional do nosso idioma”. “Eu são competente em várias línguas, mas é em galego onde falo com o meu ser mais íntimo, e em comunicação com milhões de pessoas”.

Após a apresentação Xosé Carlos Morell, membro da comissão promotora da ILP Valentim Paz Andrade, apresentou a D. Alfonso esta ILP que leva o nome do seu pai, convidando-o a se unir na recolhida de assinaturas. Alfonso Paz-Andrade valorizou a iniciativa como implementação necessária da que está a levar a cabo o Governo galego e a FEGAPE, e ofereceu a web oficial de D. Valentim Paz-Andrade para se fazer eco da ILP.

Igualmente, amostraram boa disposição Valentin Garcia e David Sobral, que também se ofereceram a colaborar com a mesma.

Ligações relacionadas:

http://www.xunta.es/linguagalega/galego_chave_negocios

Notícia no FEGAPE

Esta entrada foi publicada en Notícias. Garda a ligazón permanente.